Atelier Teatral

terça-feira, 16 de abril de 2013

      O Atelier de Criação Teatral tem por objetivo criar aptidões teórico-práticas no formando de modo a que o mesmo crie a capacidade de desenvolver pequenas apresentações performativas a partir da exploração das diferentes componentes que compõem uma performance teatral. No teatro a importância de criar não se prende apenas com o interveniente e com o contador de histórias, com o ator. Como tal, temos de ser capazes de alimentar a imaginação de cada um de nós através da criação de espacialidades, através da palavra, através da exploração do nosso corpo e num confluir, através da encenação de tudo o que é passível de vir a público.
O Atelier tem a duração de 6h de trabalho e é destinado a pessoas que tenham gosto pelo teatro, que queiram aprender um pouco mais sobre esta arte e a atores amadores.
Componentes Práticas:
Corporalidade:
No decorrer de uma pesquisa teatral o corpo é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para o ator e intérprete, estimulando-o a encontrar movimentos, sensações e mesmo emoções que, trabalhadas, se inserem livremente no seu trabalho de criação. Nesse sentido, propomos trabalhar a corporalidade de cada participante, através de exercícios de improvisação, de forma a potenciar a descoberta dos mais variados elementos criativos.


Espaço Cénico: 

Quando somos crianças uma casa para ser uma casa não precisa de ter uma porta e uma janela, por vezes, basta ter elementos que nos referenciem para tal, ou elementos que no nosso subconsciente nos remetem para esse tipo de espacialidade desejada. O teatro é criar vida, momentos e espaços. Neste Atelier o objetivo é transmitir a importância da criação de espacialidades no processo criativo, encontrando os elementos necessários para a conceção de espaços. 

Escrita Criativa: 

A palavra tem uma função muito importante no teatro. É com ela que conseguimos comunicar e transmitir pensamentos. Desta forma, iremos explorar o domínio da palavra através da escrita, de modo a criar textos performativos que sejam apelativos o suficiente para serem transportados para o Teatro.

Encenação:

Por vezes a nossa imaginação é tão forte, que as ideias voam. No entanto há que saber olhar para essas mesmas ideias e transportá-las para a criação de quadros performativos. Encenação é a arte de pôr em cena, transformar em objeto performativo um texto, ou ideia criativa. Neste Atelier iremos aprender a fundir as diferentes ideias em quadros teatrais de modo a serem momentos únicos e com carácter performativo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Contactos

Morada: Rua Adolfo Coelho nº 22 1º esq. Lisboa
Email: noc.associacao@gmail.com
Telemóvel: 915689564

Agenda Eventos NOC

 

© 2011 Design by Ana Pedro Coleta NOC